Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto de lei prevê mudanças na regra da preferencial não sinalizada. Entenda o que pode mudar:

    Publicado por Walber Pydd
    há 2 anos

    Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados altera a regra no Código de Trânsito Brasileiro sobre a preferencial em cruzamentos não sinalizados.

    Atualmente, tem preferência de passagem os veículos que trafeguem pela direita em cruzamentos sem sinalização. Para o autor da proposta, embora a lei determine a preferência do veículo que está à direita, ninguém sabe ou faz esse raciocínio numa situação real.

    Pela regra proposta, em vias com número distinto de faixas, terá preferência aquele que estiver trafegando pela via com maior número de faixas de trânsito. Nos demais casos, os condutores deverão obrigatoriamente parar seus veículos fora da região do cruzamento, e, após a parada, terá preferência de passagem aquele que primeiro chegar na região do cruzamento.

    Para o autor do projeto, a regra diminui interpretações judiciais conflitantes a respeito da preferencial em cruzamentos não sinalizados, aumentando a segurança jurídica, e reduz a chance de ocorrência de equívocos por parte dos condutores: por desconhecimento da regra atual, ou pela dificuldade em avaliar a lateralidade – julgamento a respeito do que seja “direita” e “esquerda”.

    O deputado ressalta ainda que a proposta se aproxima da jurisprudência dominante no Superior Tribunal de Justiça a respeito de preferencial em cruzamentos não sinalizados. Fonte: Agência Câmara de Notícias. #autoescolaonline #cnh #congressonacional

    • Sobre o autorEspecialista em Direito de Trânsito
    • Publicações69
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações31
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-de-lei-preve-mudancas-na-regra-da-preferencial-nao-sinalizada-entenda-o-que-pode-mudar/1503808988

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    "ninguém sabe ou faz esse raciocínio numa situação real", eu sim. É o mínimo que se espera de quem está habilitado. continuar lendo